PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Aniversário de Sandra San - 2024-05-03

Hoje temos uma Papa Trilho aniversariante. Parabéns para a Sandra San.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Aniversário de José Palma - 2024-05-02

Hoje temos uma Papa Trilhos aniversariante. Parabéns para o José Palma.

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Pinhal Novo logo ali... a seguir à Moita - 65Km/542mD+

Reportagem por Paulo Alex San

Estas 2 ultimas semana têm sido mais "intensas" no pedal - voltas ao domingo, voltas nos feriados... e para não perdermos o ritmo, para hoje, feriado do Dia do Trabalhador, fomos trabalhar as pernas para o Pinhal Novo. Mas calma, mas não era somente ir ao Pinhal Novo (já estavam as mentes preversas a pensar nos pastel de nata); íamos ao Pinhal Novo, mas logo a seguir à Moita que até ficava pelo caminho (pelo menos no meu GPS).

E assim foi, saída do Parque das Lagoas com passagem pelo Qta do Conde onde estava para juntar-se ao grupo o ex-Papa Trilho Mimosa. Subida do estradão do túnel da Penalva, passagem ao largo da mata da Machado, direcção Barra Cheia (que tivemos a habilidade de contornar) e mais à frente, Moita.

Pelo caminho, apesar de há sabida de FF o céu até estar animador, nos vários horizontes que avistávamos, tínhamos umas nuvens bem escuras e que até era possível distinguir umas quantas descargas de água. Por isso, o desafio para os pedalantes de hoje, era contornarmos as nuvens de forma a evitarmos a chuva.

E até nem fomos mal sucedidos... na Moita, visitámos uns quantos trilhos pelos sapais locais para depois seguirmos para Sarilhos Grandes, mesmo antes de apanharmos a ciclovia sem fim até ao Pinhal Novo.

No Pinhal Novo, tirámos a foto de grupo, dividida entre o fotografo e os restantes pedalantes pela ciclovia, já no seu final.

O regresso foi sem grandes novidades de caminho. Já na chegada a Penalva, o céu escureceu um pouco mais e, apesar dos nossos esforços, lá apanhámos uma quantas pingas de qualquer coisa que era mesmo fria.

Chegada a Fernão Ferro após uns simpáticos 65Km e ainda 20min antes das 13h. Estamos com ritmo!

Varanda, Falésia, Vertigens e Subidas - 2024-04-28 - 46Km/748mD+

Reportagem por Paulo Alex San

Domingo, véspera de 2ª feira, 08h, Parque das Lagoas. Depois de uma semana com feriado pelo meio, voltávamos a encontrarmos para a 3ª voltinha da semana. O Ponto de Encontro era único, pois tínhamos mentalmente programado umas pedaladas pelo Parque Natural da Arrábida, em jeito de volta turista, como visitas e emoções várias, incluindo subidas e descidas.

Fomos pelo estrada da Qta do Peru, para virarmos para o cruzamento da Aldeia de irmãos, mas sem o passarmos. Umas curvas para a direita e outras tantas para a esquerda e tínhamos uma bela subida, habitualmente descida, e que por isso, apanhou uns quantos de surpresa.

Agora sim, lá passámos a EN379 para o outro lado e depois de mais umas curvas para a direita e outras tantas para a esquerda, lá tínhamos mais um belo trilho que exgiu, de forma repentina, umas quantas mudanças repentinas no gatilho da transmissão traseira da bike - por outras palavras, mais uma subida - há quem a chame de subida da Quinta da Molha.

Lá em cima, decidimos ir visitar o trilho da Falésia, para irmos até à varanda lá em cima. O single tem alguma emoção, não recomendado para quem sofre de vertigens, que o diga o Mário. Mas tem outras emoções com umas partes mais técnicas, rochas e pedregulhos, que exigem alguma perícia. Quem não a tem, arrisca-se a ir ao chão, que foi o que me aconteceu. Não houve tempo para tirar uma selfie da queda, pois lá mais em cima, esperávamos umas vistas mais agradáveis.

E até tirámos aqui a foto de grupo...

... e mais outra!

Depois foi sempre a descer até à estrada da Arrábida, para virarmos logo a seguir naquilo que até eram uns trilhos agradáveis, mas que agora apenas reina as marcas de tractores e outras máquinas de rodados semelhantes. Tudo devastado, com quase toda a vegetação dizimada e as árvores cortadas. Ou foi fruto de mais uma privatização, algo habitual na Serra, ou uma tentativa de limpar os terrenos.

Até aos Casais da Serra ainda fizemos uns quantos estradões e trilhos, destacando-se o que chamam de trilho do Javali do Alambre, óptimo para quem quiser fazer depilação e testar a destreza do guiador vs arbustos.

Antes do regresso, fomos fazer a subir o single do Caminho das Lages. A chegada a Fernão Ferro foi pelo estradão do Perú desde a Maçã, com o acumulado de cerca de 46Km.

Dia da Liberdade - 2024-04-25 - 20Km/189mD+ + 18Km/169mD+

Reportagem por Paulo Alex San

Hoje celebrávamos os 50 anos do 25 de Abril de 1974. A Liberdade regressava a Portugal e neste espirito, no exercício dos nossos direitos de Liberdade, decidimos fazer, não uma, mas duas voltinhas matinais. Manda a tradição que neste dia, o passeio principal é o Passeio de Cicloturismo de Fernão Ferro, que tem tido lugar cativo na agenda de actividades dos Papa Trilhos. Mas, a este passeio, adicionámos uma voltinha até à Apostiça, logo ao inicio da manhã, em forma de aquecimento para o Passeio de Cicloturismo.

E foi exactamente isso que fizemos. Ponto de encontro às 08h no Parque das Lagoas onde já estavam os preparativos das celebrações do 25 de Abril, que incluíam os porcos no espeto que iam servir para o almoço após o passeio.

Saímos em direcção à Apostiça, onde como guia principal tínhamos.... a minha pessoa. Assim, de GPS em punho (neste caso, mais no guiador da bike), fizemos uns trilhos, singles e outros derivados. Saímos dos estrados habituais e fomos à descoberta (controlada) de uns trilhos para fazermos tempo até ao regresso a Fernão Ferro.

Foi uma mini-volta, mesmo só para aquecer as pernas. Ida e volta, somámos cerca de 20Km.

Antes das 10h já estávamos no Parque das Lagoas. Aqui, o movimento já era muito e era possível distinguir uma nuvem de pó que pairava sobre o Parque, consequências do movimento das bicicletas que somente conhecem o seu propósito uma vez por ano.

Este ano, todos os participantes (e outras figuras, meramente observadoras ou colecionadoras) tinham direito a uma t-shirt alusiva ao evento.

Com a GNR a controlar as vias rodoviárias, já passava bem das 10h quando o passeio teve inicio. Não esperávamos grandes dificuldades, a não ser tentar evitar acidentes, fruto a inexperiência e exibicionismo de alguns, que aproveitam este dia para se mostrarem à população.

Depois de cerca de 18Km, estávamos de regresso ao Parque das Lagoas, ainda alguns minutos antes das 13h. A Junta de Freguesia tinha preparado, para todos os que quisessem, pedalantes ou não, umas sandes de porco no espeto. Mas, haviam várias opções, por entre as diversas rolotes que vendiam comidas e bebidas.

A nossa opção foi pelas bebidas...

De referir que já pela tarde, houve um sorteio de uma espécie de bicicleta, onde a contemplada foi a Papa Trilho Isabel Santos. Certamente iremos vê-la nas próximas voltinhas com esta preciosidade de 2 rodas!

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Ponto de Encontro - Semana 17

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 4ª feira, feriado, dia 01: Volta extra Papa Trilhos (volta com mais kms até ao Pinhal Novo). Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.
- domingo, dia 05: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro ÚNICO às 08.00h no Parque das Lagoas.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Volta aos Paraísos - 2024-04-21 - 54Km/866mD+

Reportagem por Filipe Campos

Domingo às 8h, como é da praxe, uma grande equipa preparada e com muita coragem para pedalar.
Já se ouvia, o que será que nos espera hoje, a dificuldade está a aumentar de volta para volta, mas pronto Presidente estás desculpado, sabemos que faz parte do plano de preparação, para o que aí vem, e não por força do excesso de tempo livre para inventar!

Saímos das Lagoas, em direção ao estradão do Perú, Maça, por aí fora até ao primeiro paraíso, o Portinho da Arrábida, deu para respirar o ar fresco do mar, tirar umas fotos e relaxar um pouco!

Após um minutos de grande tranquilidade, uma subida com uma ligeira, mínima mesmo, inclinação, e o primeiro paraíso, já estava lá bem para baixo!

Vamos embora, rolar, apreciar a magnífica vista, sem carros a circular na estrada e siga, lá se ouvia uns zum zuns, que a estrada não estava circulável por força do perigo de derrocada, mas lá se safamos!
Outão, para trás Secil e toca a pedalar, aqui com mais cuidado, as motos eram mais que muitas e os km´s nas pernas também, até houve quem recorresse aos "drunfos", e acelera-se por aí fora, parecia que estava a começar a volta.

Por aí andando, até chegarmos ao 2º Paraíso, a subida que mais parecia um pesadelo,mas lá se fez, após a pausa para refrescar, seguimos rumo à Califórnia , mas sem abastecimento de licoroso, até Azeitão para abastecimento de água, e Quinta do Conde, e depois Fernão Ferro, e desta vez parece que não houve minis na despedida, tal tinha sido a tareia.

Nesta volta participaram: Palma, Saiote, Paulo Alex, Marlene, Julio, Fátima, Manuel, Mário Rui, Gonçalo, Francisco, Nelson, Rui Inácio, Ni, Sá e o amigo Eduardo

terça-feira, 23 de abril de 2024

Ponto de Encontro - Semana 16

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 5ª feira, feriado, dia 25: Voltinha de feriado + Passeio Cicloturismo de Fernão Ferro. Ver descritivo abaixo.
- domingo, dia 28: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Passeio 25 de Abril

Para o dia 25 de Abril, a Junta de Freguesia de Fernão Ferro irá organizar o habitual Passeio de Cicloturismo.

Os Papa Trilhos irão participar neste passeio, mas teremos o ponto de encontro habitual às 08.00h no Parque das Lagoas, para antes do passeio irmos dar uma pequena volta na Apostiça, a tempo de estarmos às 10h para o passeio de cicloturismo.

Assim, o ponto de encontro será o seguinte:
- 08.00h - Parque das Lagoas para volta da Apostiça.
- 10.00h - Parque das Lagoas - para o Passeio de Cicloturismo de Fernão Ferro.

O Programa da Junta de Freguesia para as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril é o seguinte:

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Voltinha até ao Seixal - 2024-04-13 - 34Km

Reportagem por Gonçalo Francisco

Em pleno sábado de manhã decidimos ir dar uma voltinha mais soft a 3, onde decidimos ir até ao seixal, mas antes de chegar ao seixal fomos em direção a zona industrial.

A seguir de passarmos a zona industrial seguimos caminho ate ao Seixal que já não faltava muito.

Já no regresso em vez de virmos pela Amora que é o habitual fomos até a Arrentela e de seguida fomos em direção ao parque das lagoas para terminar a voltinha.

Participantes: Gonçalo, Sandra e Nelson

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Ponto de Encontro - Semana 15

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- domingo, dia 21: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro ÚNICO às 08.00h no Parque das Lagoas.